É de extrema importância que as empresas protejam seus ativos contra ameaças internas e externas. As ameaças são constantes e não basta mais adquirir ferramenta A ou B para ficar protegido, é necessário um conjunto de técnicas e ferramentas eficazes para estar a frente contra as eminentes ameaças. A pior brecha de segurança é a "falsa sensação de segurança".

ANTIVÍRUS

De acordo com estudo do Gartner Group 95% das pequenas e médias empresas possuem um antivírus instalado em sua rede, no entanto mais de 72% continuam infectadas. Por isso é fundamental a escolha de antivírus testados e certificados pelos grandes laboratórios mundiais. A GERATI tem seus parceiros que garante essa segurança que sua empresa precisa.

FILTRO WEB / PROXY

Instale um filtro de internet na rede de sua empresa e se saiba tudo que acontece com a navegação de seus usuários. Controle, meça e melhore o acesso a internet de sua empresa, tenha relatórios com os principais sites visitados, quanto tempo os usuários estão ficando conectados, quais sites eles visitam individualmente e etc.

Um servidor proxy é um computador intermediário que fica entre o computador do usuário e a Internet. Pode ser utilizado para registrar o uso da Internet e também para bloquear o acesso a determinados conteúdos da Web.

• Funcionam como firewall e filtro de conteúdo;

• Melhoram o desempenho;

• Bloqueia aplicações como MSN, Skype, entre outros.

Todos os acessos aos sites web da Internet podem ser policiados, auditados e logados através de um servidor de proxy web. Podemos centralizar a lista de sites permitidos, a lista de usuários que podem acessar qualquer site da Internet, o horário de limitações, permitindo fazer restrições baseadas em qualquer parâmetro da conexão web. O proxy web também gera um relatório gerencial diário dos acessos, classificados por vários parâmetros: sites mais acessados, máquina que mais consumiu banda de rede, lista dos sites acessados de cada máquina, lista dos sites negados aos usuários.

 

 

A GERATI faz uma rápida conclusão do que é um Firewall e suas vantagens dentro de seu ambiente coorporativo.

INTRODUÇÃO

Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso de informações e sistemas é cada vez maior, a proteção destes requer a aplicação de ferramentas e conceitos de segurança eficientes. O firewall é uma opção praticamente imprescindível.

O QUE É FIREWALL

Firewall pode ser definido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software.
Explicando de maneira mais precisa, o firewall é um mecanismo que atua como "defesa" de um computador ou de uma rede, controlando o acesso ao sistema por meio de regras e a filtragem de dados. A vantagem do uso de firewalls em redes, é que somente um computador pode atuar como firewall, não sendo necessário instalá-lo em cada máquina conectada.

COMO O FIREWALL FUNCIONA

Há mais de uma forma de funcionamento de um firewall, que varia de acordo com o sistema, aplicação ou do desenvolvedor do programa. No entanto, existem dois tipos básicos de conceitos de firewalls: o que é baseado em filtragem de pacotes e o que é baseado em controle de aplicações. Ambos não devem ser comparados para se saber qual o melhor, uma vez que cada um trabalha para um determinado fim, fazendo que a comparação não seja aplicável. Conheça cada tipo a seguir.

RAZÕES PARA UTILIZAR UM FIREWALL


A seguir são citadas as 3 principais razões para se usar um firewall:

1 - o firewall pode ser usado para ajudar a impedir que sua rede ou seu computador seja acessado sem autorização. Assim, é possível evitar que informações sejam capturadas ou que sistemas tenham seu funcionamento prejudicado pela ação de hackers;

2 - o firewall é um grande aliado no combate a vírus e cavalos-de-tróia, uma vez que é capaz de bloquear portas que eventualmente sejam usadas pelas "pragas digitais" ou então bloquear acesso a programas não autorizados;

3 - em redes corporativas, é possível evitar que os usuários acessem serviços ou sistemas indevidos, além de ter o controle sobre as ações realizadas na rede, sendo possível até mesmo descobrir quais usuários as efetuaram.

A GERATI trabalha com as melhores ferramentas de Firewall para proteção de seu ambiente e segurança no tráfego de dados na rede privada, de acordo com suas necessidades e condições para investimento.

Facebook Gerati Google Plus Gerati Blog Gerati